O Portal Falando de História nasceu como uma das plataformas preconizadas, por um projeto que levou o mesmo nome e que se tornou em Ação Falando de História (Ação FH).

A Ação FH foi um conjunto de ações sociais voltadas para o conhecimento histórico, formação sociocultural e consolidação da cidadania. Foi dissolvida em 2014, desde esta data tanto Portal e Blog Falando de História juntamente com a Rádio Falando História (hoje Rádio Contraste) atuam em parceria e sob o comando editorial de Noé Gomes.

O Falando de História surgiu como ideia em 2005, quando ainda na condição de acadêmico, Noé Gomes expôs uma proposta de criação de um espaço na internet sobre História que tivesse credibilidade e fizesse uma divulgação de materiais e espaços comprometidos pelo conhecimento histórico.

Entretanto, passaram-se 4 anos, no final de 2009, quando a ideia foi posta em prática, na época com o nome “Conversando Sobre História”, o Portal nasceu tendo de ser alterado para o atual nome devido a problema de registro.

O ano de 2010, foi marcado de poucos avanços no Portal, onde somente meses depois de seu registro é que foi ao ar uma primeira versão do website.

Portal Falando de História em 2010

Em 2011, o Portal sofreu grandes mudanças a partir do mês de janeiro deste ano, o trabalho antes executado somente por Noé Gomes ganha repercussão, principalmente a partir do Blog FH e com isso forma-se uma equipe para a sua manutenção. A mudança em sua estrutura é significativa, um grande marco foi a criação da seção “Páginas Especias” e “Indicações de Leitura”. Entretanto devido a falta de tempo, o Portal sofre uma grande desatualização tendo que ser reatualizado e reestruturado no início de 2012.

 

Encontro Acadêmico realizado na ULBRA em 2011, em que Noé Gomes apresentou o então projeto Falando de História

Também em 2011 foi importantíssimo para esta plataforma, no mês de outubro, o Falando de História é exposto na 1ª Semana Acadêmica de História da ULBRA, neste evento as ações do Falando de História que eram intituladas como ” Projeto acabam sendo de maneira sugestiva por Roberto dos Santos (Coordenador do Curso de História da ULBRA) a serem designadas como “Ação Falando de História”, já que no seu entender as ideias já estavam sendo postas em prática, sugestão assimilada pelo grupo de integrantes, todos alunos e ex-alunos do Curso de História da ULBRA Canoas;

O ano de 2012, foi o inicio de um grande desafio para o Portal FH que sofre a sua quarta grande reestruturação. Teve como meta alavancar seções como “Entrevistas”, “Indicações de Leitura”, “Páginas Especiais” e ativar a seção de Colunas que por problemas técnicos ainda não pode se tornar ativa.

 

Site da Rádio Falando de História (atualmente Rádio Contraste) em 2014.

Nos anos seguintes o Falando de História seguiu sob o comando de Noé Gomes, que investiu na parte de rádio (tanto na extinta Falando de História como na atual Contraste). Acabando com que o Blog e Portal Falando de História ficassem parados , em 2017 iniciou-se uma reestruturação destes espaços, desde a identidade visual mais jovem, a inserção de novos conteúdos relevantes aos profissionais da História e comunidade em geral;

Importante

Este Site não visa fins lucrativos. O seu único objetivo é promover a integração entre a pesquisa e a docência em História.
Todo o nosso acervo é de uso público e gratuito.
Geralmente os artigos contidos neste sítio eletrônico são sempre assinados e publicados com o consentimento do autor, podendo haver casos em que não há um pedido formal. mas sempre há a política de citação da fonte onde os mesmos são extraídos.